As impressoras podem ser dos periféricos que mais dores de cabeça podem provocar, no que diz respeito a manutenção. Não se pode esquecer que têm muitas partes mecânicas, constantemente sujeitas às pressões do trabalho, por vezes, contínuo.
è Existem actualmente muitos tipos de impressoras, as quais utilizam as mais variadas técnicas de impressão, desde as impressoras de impacto, às impressoras laser a cores, passando pelas de jacto de tinta ou as de transferência térmica.
Existem vários modos de ligação da impressora ao computador, dependendo da utilização:
. Portas paralelas;
. Portas Série;
. USB;
. Infravermelhos;
. Placa de Rede;
Apesar de actualmente as impressoras existentes no mercado serem, na sua maioria, com ligação USB, existe ainda em funcionamento, em muitas empresas e escritórios, impressoras com portas paralelas e outras;
Ao deparar-se com um problema, deve tentar isolá-lo, verificando se é da impressora, do computador ou mesmo de software. Verifique o cabo e se a impressora está online.
Siga os seguintes passos:
- Verifique se está online, ligada, se tem papel e se o cabo está bem ligado.
- Desligue a impressora, ligue-a, novamente e exprimente.
- Use o modo de teste da impressora para verificar se está a imprimir correctamente.
- Caso seja uma impressora de rede, verifique a configuração do protocolo, caso seja TCP/IP, confirme o endereço IP e a máscara de sub-rede.
- Verifique se o software está devidamente configurado para a impressora.
- Troque o cabo da impressora.
- No caso de ser uma impressora de rede experimente imprimir de outro posto.
- Se possível, troque a impressora por outra igual.
Outras coisas a verificar:
è A impressora tem papel? No caso de impressoras com vários tabuleiro errado;
è O Driver de impressora está devidamente instalado e é o correcto? No caso de a impressora ser de rede, verifique a fila de impressão e se o parâmetro “Parar a impressão” não está seleccionado no driver de impressão.
Vejamos que tipos de problemas podem surgir e quais as possíveis soluções para esses problemas:
Em primeiro lugar, se a impressora não está a funcionar, verifique se está ligada e se o cabo está devidamente ligado à porta respectiva.
Deve ter em atenção o comprimento dos cabos, pois existem limitações (por exemplo, os cabos paralelos não devem exceder os 5 metros, aproximadamente)..
A impressora só imprime caracteres estranhos e sem sentido:
- Verifique se o cabo está bem ligado e, se possível, experimente com outro cabo que saiba que está bom;
- Se estiver a trabalhar com o Windows, experimente reinstalar o driver da impressora;
- Se continuar com o mesmo problema, experimente
- Contactar os serviços técnicos do fornecedor ou fabricante da impressora, pois eles conhecem eventuais problemas que possam surgir com a impressora e poderão ajuda-lo a diagnosticar o problema.
A impressora não imprime nada:
- Corra o programa de testes, pois todas as impressoras têm um programa de testes que permite verificar as condições de impressão na mesma;
- Se não funcionar, definitivamente, a impressora tem uma avaria;
è Caso o teste corra bem, experimente mandar imprimir a partir do MS-DOS ou da linha de comandos do Windows;
è Se imprimir correctamente, verifique a configuração da impressora do Windows.
Problemas com cabos de impressora:
è Um dos problemas mais usuais normalmente é provocado pelo cabo de impressora.
è As impressoras, principalmente as de jacto de tinta e laser, necessitam de um cabo que não obedeça a essa condição.
è As portas paralelas raramente apresentam problemas, mas, no caso de suspeitar da sua porta paralela, pode tentar testá-la com um programa de diagnósticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário